Páginas

quinta-feira, 10 de abril de 2008

ARTE DE FAZER RIR



Voltar para lista
A arte de fazer rir com palavras e desenhos

Aos sete anos, a inglesa Babette Cole já havia escrito seu primeiro livro. Em razão disso, ela nunca teve dúvida sobre a profissão que gostaria de seguir no futuro. Além de escrever, Babette também se dedicou à arte de ilustrar. Unindo as duas habilidades, tornou-se um talento reconhecido mundialmente, que pode ser comprovado nas mais de 70 obras publicadas, voltadas principalmente às crianças.
Nesta entrevista, Babette fala de literatura infantil e de sua determinação em construir uma carreira de sucesso. Aproveita até mesmo para dar conselhos a quem quer aventurar-se no mundo da escrita. "Você precisa ser muito bom, estar no lugar certo no momento certo, ter muita sorte e uma imaginação brilhante", receita.
Como você se tornou uma autora e ilustradora?Babette Cole: Basicamente acreditando que eu era a melhor. Estava muito determinada a conseguir que meu trabalho fosse reconhecido por pessoas influentes. Comecei na tevê com crianças e, depois, tive a certeza de que meu trabalho estava sendo publicado entre as melhores editoras de livros infantis. Cresci tendo um editor que realmente acreditava no que eu estava tentando fazer.
É preferível combinar as duas áreas ou há mais oportunidades para aqueles que se especializam em somente escrever ou desenhar?Babette: Se você for uma daquelas raras pessoas que vêem coisas em palavras e figuras ao mesmo tempo, tem várias vantagens. O editor não precisa procurar alguém para ilustrar seu trabalho, e você não divide seus royalties. Além disso, é muito mais difícil conseguir trabalho de ilustração.
De onde vêm suas idéias?Babette: De lugar nenhum e de todos os lugares. Figuras e palavras vêm à minha cabeça ao mesmo tempo. É como se um filme estivesse passando pela minha mente.
O visual e a história em si têm o mesmo peso em livros infantis?Babette: Depende do assunto, mas, do meu ponto de vista, ilustrações e palavras têm o mesmo valor.
Você sente que livros de figuras são um meio importante para o aprendizado da criança?Babette: Sim, você vê as figuras antes de aprender as palavras.
Quais são os principais comentários que você recebe sobre livros como Mamãe Botou um Ovo! ou Cabelinhos Nuns Lugares Engraçados?Babette: A maioria das pessoas queriam ter lido livros como estes quando eram crianças. Mas algumas estranham a franqueza e irreverência dos livros.
Qual é seu livro ou personagem preferido? Babette: Tenho muitos livros e personagens preferidos, é difícil escolher um. Entre os livros infantis, cito Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll; a duquesa é minha personagem favorita.
Há algum tópico que você não colocaria em um livro infantil? Babette: Há muitos que não seriam apropriados. Só lido com questões difíceis que sempre intrigam as crianças.
Incluir humor em seus livros ajuda crianças a aceitar o que o livro está tentando ensinar?Babette: Definitivamente. Se você pode fazer alguém rir, consegue atrair a atenção dessa pessoa.
Você espera despertar alguma reação nas pessoas com seus livros?Babette: Muitíssimo. Toda arte deve provocar algum tipo de reação para ser arte verdadeira.
A que faixa etária seus livros são destinados?Babette: Os livros não são destinados a uma idade específica. Eles são destinados para quando você e seu filho estiverem preparados para eles.
Você tem filhos?Babette: Não, nunca cresci o suficiente.
Acha que é necessário ter filhos para escrever livros infantis?Babette: Não. Os melhores escritores nunca foram pais. Lewis Carroll, Edward Lear, E. M. Barry, Beatrice Potter e muitos outros. Se tivesse um filho, veria coisas de uma maneira bem diferente. Teria me tornado mais responsável, talvez. Tenho sorte, pois nunca tive de crescer, como Peter Pan. Talvez isso queira dizer que ainda vejo coisas de uma maneira infantil, mas consigo ser um adulto ao mesmo tempo.
Qual conselho daria a crianças que queiram se tornar escritores e ilustradores?Babette: Não tente fazer ilustrações, a menos que você tenha um dom para isso. Caso domine esse dom, então desenhe o que você quiser e quando quiser. Mantenha cadernos de rascunho e olhos abertos. Para o futuro escritor, leia o máximo que puder, mantenha seus olhos e ouvidos abertos e alimente sua imaginação com o que ela pede.
E que dica você daria a quem quer publicar um livro?Babette: Procure duas coisas: livros parecidos ao seu e uma editora. Envie sua obra ao editor ou peça uma entrevista. Acredite que você é o melhor do mundo, ou ninguém acreditará em você. Persista e não se abale com frases do tipo "Não, obrigado" ou "Mande para outra editora".
Há diferenças entre ilustrar um livro e outro tipo de ilustração ou pintura?Babette: É necessário estar ciente de como seu trabalho vai ficar depois de produzido. Quem deseja ser um ilustrador deveria visitar uma gráfica, pois há muitos princípios técnicos importantes a serem aprendidos. Conhecimentos gráficos são muito importantes.
Qual é sua filosofia de vida?Babette: Faça tudo como se fosse para você mesmo. Seja magistral. Sorria e vá em frente.
O que deseja para este novo milênio?Babette: Gostaria que houvesse somente um dia, anualmente, dedicado para que todos no mundo fossem bons uns com os outros. Então todos nós talvez pudéssemos nos lembrar por que estamos aqui na Terra.
Parte deste conteúdo foi retirado do site http://www.babette-cole.comTradução de Angélica FreitasData: 17/04/2003
-->

Um comentário:

Unknown disse...

[red]
esse cara e de +
onde ele passa deixa
um pouco do seu talento
é um cara gente boa,gente fina
apesar do pouco tempo ki eu o conheçi pareçi ki a gente ja tinha se conheçido a muito tempo .
porissso eu dejo tudo de bom pra vc e ki vc possa conquistar todos os seus objetivos
bjsssssssssssssssssssssssssssssssss